Biblioteca Pública Municipal de Diogo de Vasconcelos disponibiliza conteúdo digital a seus associados

26 de março de 2021

Há um pouco mais de um ano as pessoas folheavam livros e percorriam os corredores cheios de histórias nas bibliotecas de todo o Brasil. Com o distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, os frequentadores desses espaços, que já eram poucos, agora se resumem a nenhum. A crise sanitária sem previsão de encerramento acelerou algo que já era inevitável: a digitalização dos acervos. Quem está ao lado de gestores de todo o país para tornar o catálogo digital mais acessível é a biblioteca Pública Municipal de Diogo de Vasconcelos, junto com a Tocalivros e a Recode, com o projeto Biblioteca Digital Tocalivros.

A Biblioteca Pública Municipal de Diogo de Vasconcelos é uma das 149 instituições parceiras do projeto nesta primeira fase. A plataforma que levou 18 meses para sair do papel vai possibilitar, com uma ferramenta personalizada, que essas instituições disponibilizem um acervo gratuito. O objetivo é proporcionar uma maior interação com os leitores e fornecer conteúdo e entretenimento com mais de 2 mil audiolivros e 5 mil eBooks e que permite acesso tanto no site quanto pelo aplicativo disponível em iOS e Android. Totalmente acessível, a ferramenta permite ouvir e ler off-line e sem limites quanto a acessos ou associados.

Segundo Ricardo Camps, sócio-diretor da Tocalivros, os benefícios de um espaço digital vão além de dispensar o físico. “O digital chega onde o espaço físico não consegue. Está no celular, no computador, dentro de casa, onde você quiser. Não tem o peso de carregar um livro porque está dentro do aparelho em todos os lugares”, contextualiza. Trata-se de um marco na história do setor do livro e da leitura no Brasil com um trabalho de empoderamento digital e na formação de novos leitores. Isso porque, de acordo com a bibliotecária e Analista de Projetos na ONG Recode, Hanna Gledyz, grande parte das bibliotecas realizam “um trabalho de resistência frente a tantas dificuldades de acesso, modernização e garantia de seus serviços, principalmente neste período da pandemia”.

Esta é uma oportunidade de digitalização para escolas, bibliotecas em geral e empresas que desejam liberar conteúdo aos seus colaboradores. Caso tenham interesse em conhecer melhor a ferramenta entre em contato no e-mail bibliotecas@tocalivros.com. Sobre o acesso ao conteúdo digital da biblioteca Pública Municipal de Diogo de Vasconcelos, acesse o link https://biblioteca-de-diogo-de-vasconcelos.tocalivros.com  e faça o cadastro. Assim que for finalizada a análise, o acesso será liberado. Para mais informações entre em contato: WhatsApp: 31-9443-9710

Sobre a Biblioteca Pública Municipal de Diogo de Vasconcelos:
Está localizada na Rua Padre Cupertino, 138- Centro – Diogo de Vasconcelos – MG

Sobre a Recode
Fundada há 25 anos, a Recode está presente em 9 países com 1.152 centros de empoderamento digital e já atingiu mais de 1,752 milhão de pessoas. Atuam em parceria com centros comunitários, escolas públicas e bibliotecas que oferecem metodologia para desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social.

Sobre a Tocalivros:
Há seis anos no mercado de audiolivros, a Tocalivros possui em seu acervo mais de 2 mil audiolivros e 5 mil eBooks para levar aonde quiser. E a facilidade ocorre também nos planos e assinaturas: individual ou ilimitada. Atualmente, na assinatura, o usuário tem acesso a todos os audiolivros por apenas R$ 14,90 ao mês e os primeiros 15 dias são por conta da Tocalivros. O aplicativo está disponível em iOS e Android. Mais informações no site www.tocalivros.com.

Last modified: 1 de junho de 2021