Agronegócio

PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS MUNICIPAIS

 

A cidade de Diogo de Vasconcelos tem 3.848 habitantes, conforme último Censo do IBGE – 2010, sendo que, aproximadamente, 80% estão na Zona Rural. O agronegócio é a  principal atividade econômica com destaque para o comércio de gado, sendo cerca de 15 mil animais, entre a pecuária para corte e leite. O gado leiteiro tem aproximadamente 1.800 cabeças, produzindo 12 mil litros diariamente.

A piscicultura é uma atividade econômica em crescimento  no município. Os peixes são criados numa fazenda construída na usina hidrelétrica da Fumaça.

A cidade está na área Central de Minas Gerais, considerada a região mais populosa do estado com 6,97 milhões de habitantes, sendo responsável por 46,6% do Produto Interno Bruto (PIB), 60% das exportações e 52,1% dos empregos formais. Entre 2001 e 2008, a participação regional no PIB e nas exportações mineiras cresceram, respectivamente, 2,4 e 5,4 pontos percentuais.

A produção rural municipal ainda inclui o açúcar mascavo, aguardante, queijos (Minas e Mussarela) e produtos hortifrúti, como frutas, legumes e hortaliças. O milho e o feijão são produzidos para a própria subsistência das fazendas.

Outra atividade econômica com projeção de aumento é o artesanato local, estimulado, principalmente, pelo turismo religioso, como a festa dopadroeiro São Domingos Gusmão, atraindo fiéis de diversas partes do Brasil.

Comments are closed.