Secretaria de Agricultura e Pecuária

Secretário: Celso José da Silva Junior
E-mail: agriculturadv@gmail.com
Telefone: (31) 3886-1313

A Secretaria de Agricultura e Pecuária é responsável por assessorar o prefeito e os órgãos municipais na formulação de políticas e implementação das ações de competências municipais sobre o meio ambiente e recursos naturais, locais ou regionais.
A secretaria também promove estudos e programas visando a integração das ações do Poder Executivo para avaliação e proteção do meio ambiente; executa programas de desenvolvimento rural, através do acesso à terra, por instituição de cooperativas a associações, fomento à produção pecuária e agrícola; incentiva ações que possibilitem a capacitação de pessoal para o setor agropecuário; desenvolve programas de assistência técnica e difunde a tecnologia apropriada às atividades agropecuárias; promove a realização de estudos e execução de medidas para o desenvolvimento das atividades agropecuárias do município e sua integração à economia local e regional.

A principal atividade econômica municipal é o agronegócio, sendo a pecuária o setor mais forte. Mesmo com pouco recurso, a Secretaria valoriza e ajuda o produtor rural com o fornecimento de carreto, cobrando apenas um valor simbólico, análise de solo e a venda de insumos em geral com um valor de custo.

A secretaria mantém uma parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e planeja a volta da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater). O planejamento ainda inclui um projeto para auxílio veterinário gratuito.

A Secretaria também mantém uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em cursos gratuitos para o produtor rural. No primeiro semestre, já foram realizados mais de dez cursos, como manutenção e operação de TAP (trator agrícola de pneus); operação de retroescavadeira; operação de carregadeira; manutenção e operação de roçadeira; manutenção e operação de motosserra; curso de vaqueiro; operação com implementos agrícolas e defensivo agrícola manual.

Comments are closed.